In Jornalismo noticias

Mark Zuckerberg, facebook e um jogo conosco


Mark Zuckerberg, o cabeça por trás d'o facebook anunciou mudanças no algoritmo da rede social mais uma vez. A "desculpa" desta mudança é para que o facebook retome a prioridade de mostrar atualizações de famílias e amigos e não de notícias, principalmente as falsas notícicas, chamadas de fake news. A mudança também vai reduzir o número de vezes que vemos conteúdo jornalístico na rede social a partir das próximas semanas. São mais de 2 bilhões de usuários que verão menos notícias. 

Ah, para quem não sabe (e eu também),  algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. O problema, para Mark, é ter informações demais e notícias de familiares e amigos, de menos. 

É uma medida drástica para combater as notícias falsas? Sim. Mas o cara com certeza pensa no futuro da rede e tal ponto tende a crescer. Parece mesmo que o mundo e a maioria das pessoas querem mesmo ser inundadas de falsas notícias e desinformação. Porém, quem trabalha com comunicação sofre consequências das evoluções tecnológicas, pois mais uma vez teremos que bater cabeça para encontrar uma maneira de "sobreviver"  a restrição de divulgações. 

Alguns especialistas em comunicação dizem que esta medida está prejudicando a democratização de conteúdos importantes. E concordo. Por isso reforço que é uma medida que diminui o acesso a informação e abre um leque para alienação digital. E isso não é dar muita importância ao facebook não, são dados! Quase o mundo inteiro está conectado à esta rede e em segundo lugar está o whatsapp, que também está cheio de fake news, como: correntes sobre blitz imaginárias, assaltos mirabolantes, doenças, ações policiais e políticas duvidosas e vejo muita gente compartilhando como se fosse verdade. "Se está no grupo de whatsapp é verdade". Não é! 


O problema das notícias falsas ganhou proporção por nossa culpa. Na grande maioria das vezes, não checamos em sites confiáveis se aquela notinha meio absurda é verdade. Precisamos ser mais cuidadosos e não passar adiante notícias que não temos certeza. Zuckerberg tomou esta atitude sobre o facebook, acredito que não só pelos conteúdos falsos mas porque ele viu o poder do que criou e quer mais dos veículos de comunicação. Não sei bem se o tiro saiu pela culatra, já que após o anúncio sobre o algoritmo, ele perdiu 2,9 bilhões, de acordo com a revista Época. 

Não sei que jogo é este. Mas me incomoda o fato de quererem limitar nosso acesso ao que devemos saber. Gosto dos meus amigos e família, mas se quiser saber como eles estão, posso entrar em contato pelo chat ou whatsapp, telefone, instagram, skype, etc etc, são tantos meios! Quero continuar acessando notícias que não encontro facilmente e mais, torço para que o jornalismo não se resuma apenas a mini notas na internet ou tv. A gente sabe que a televisão traz notícias de superfície e é no mundo digital que podemos mergulhar mais fundo em dados e detalhes que não divulgam. Mark, ninguém pediu para você tirar as notícias do nosso feed! 

Com informações do site Tecmundo

Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário